CONSULTAS
(31) 3281-3926 | (31) 98831-1002

Menu

Alopecia Androgenética

A alopécia androgenética ou calvície é uma manifestação fisiológica que ocorre em indivíduos geneticamente predispostos levando à queda dos cabelos, que sofrem um processo de miniaturização. A herança genética pode vir do lado paterno ou materno , sendo a causa mais comum de alopecia em ambos os sexos.

A característica principal da alopécia androgenética é a queda continuada dos cabelos com substituição por fios cada vez mais finos e menores até a interrupção do crescimento, levando à rarefação dos pelos e ao afastamento da linha de implantação para trás. O resultado final deste processo de diminuição e afinamento dos fios de cabelo é a calvície.

A calvície masculina é caracterizada pela ausência de cabelos na parte superior e frontal da cabeça, poupando as áreas laterais e posterior nas fases mais avançadas , já a calvície feminina envolve uma perda mais difusa do cabelo, com redução mais visível dos fios no topo da cabeça (o local onde o cabelo é dividido no meio vai se “alargando” e mostrando cada vez mais a pele por baixo). Veja tabela de classificação abaixo.

Existem vários tratamentos disponíveis para a alopecia. São utilizados tratamentos tópicos, medicamentos via oral e o mais novo tratamento para alopecia MMP® ( Microinfusão de Medicamentos na Pele) .

A MMP® é uma técnica criada para se fazer uma microinfusão de medicamentos na pele de maneira controlada e estéril utilizando um aparelho com várias microagulhas. Os medicamentos são infundidos e depositados diretamente na pele onde irão atuar nos folículos pilosos ou na derme,por exemplo. Veja mais informações aqui: Link tratamento calvície, queda de cabelo.

O tratamento visa o prolongamento da vida útil dos folículos pilosos retardando ou interrompendo o processo de queda dos cabelos e estimulando o crescimento e fortalecimento dos fios.

A indicação do tratamento mais apropriado vai depender de cada caso, devendo ser feita por um médico dermatologista, pois o quadro clínico varia muito de paciente para paciente.

 

 

 

 

Fique por dentro das últimas descobertas dermatológicas
no Brasil e no Mundo. É prático e livre de SPAM.