CONSULTAS
(31) 3281-3926 | (31) 98831-1002

Menu

Acne

ACNE


A acne é uma das condições inflamatórias mais comuns que afetam a pele. Embora a acne não seja uma condição com risco de vida, pode ser doloroso e também causar sofrimento emocional. A acne pode afetar a auto-estima e, ao longo do tempo, pode causar cicatrizes permanentes.
As manifestações da doença (cravos e espinhas) ocorrem devido ao aumento da secreção sebácea associada ao estreitamento e obstrução da abertura do folículo pilosebáceo, dando origem aos comedões abertos (cravos pretos) e fechados (cravos brancos). Estas condições favorecem a proliferação de microorganismos que provocam a inflamação característica das espinhas, sendo o Propionibacterium acnes o agente infeccioso mais comumente envolvido.

Há certos fatores de risco para o desenvolvimento de acne como, alterações hormonais causadas pela puberdade ou gravidez, certos medicamentos como pílulas anticoncepcionais ou corticosteróides, uma dieta rica em açúcares refinados ou carboidratos como pão e batatas fritas, uso de cosméticos oleosos (como as bases e cremes hidratantes).
A acne é uma doença que tem tratamento e que pode ser curada ou controlada. O tratamento vai variar de acordo com a sua gravidade e localização e em função de características individuais. O portador de acne não deve em nenhuma hipótese manipular (“cutucar, espremer”) as lesões, pois isso pode levar à infecção, inflamação e cicatrizes.
A acne pode melhorar após a exposição ao sol, porém essa melhora é apenas temporária e a exposição exagerada acarreta piora do quadro. As pessoas com acne, como todos, devem se expor ao sol de maneira cuidadosa, racional e orientada.

A acne deve ser tratada o mais precocemente possível. Não se deve tomar mais a postura de não se preocupar e não tratar a acne por ser considerada “própria da idade”, “de desaparecimento espontâneo com o tempo” ou “de não ser doença”. O controle dessa doença é recomendável não só por razões estéticas (melhora da aparência geral), como também para preservar a saúde da pele e a saúde psíquica, além de prevenir cicatrizes (marcas da acne) tão difíceis de corrigir na idade adulta. Existem opções tanto de tratamento local, quanto por via oral ou combinação de ambos.

Dra. Tânia Nely Rocha e Dr. Rafael Henrique Rocha.

AGENDE SUA CONSULTA POR TELEFONE:
(31) 3281-3926 OU (31) 98831-1002

Fique por dentro das últimas descobertas dermatológicas
no Brasil e no Mundo. É prático e livre de SPAM.