contato@diversitadermatologia.com.br(31) 3281-4118 | 3281-3926(31) 98831-1002

SBD organiza ações no Dia Mundial de Conscientização da Psoríase para combater o preconceito e esclarecer a população

Por:digitalpixel
Blog | Notícias | Pele

29

out 2015

A SBD lança a campanha “Um Toque de… Conhecimento, Inspiração e Informação” com a exibição de um documentário de quatro minutos contando a história de dois pacientes com psoríase que deram seus testemunhos sobre dificuldades e superações para enfrentar a doença, ainda estigmatizada pela sociedade. O filme faz parte de uma mobilização nas redes sociais criada pelo Dia Nacional de Conscientização da Psoríase (29 de outubro) e deve impactar mais de um milhão de pessoas, entre a população em geral e profissionais de saúde. Atualmente, cerca de 2% da população mundial tem psoríase – uma doença crônica, sistêmica, inflamatória e não contagiosa que afeta principalmente a pele – e sofre com o preconceito causado pela falta de informação.

O documentário apresenta depoimentos de Shirlei Nidia Pereira, de 40 anos de idade, e Alexandre Ultramari, com 72 anos, que têm longo histórico de convivência, dúvidas, sofrimentos e lembranças difíceis  sobre a doença. Ambos relatam emocionados sobre todo o preconceito e a reclusão que já tiveram que enfrentar por causa da doença. Num segundo momento, contam sobre os avanços, o aprendizado, a força dos familiares e amigos e a gratidão pelos especialistas que ajudaram e ajudam na condução de todo o histórico médico e pessoal.

“Queremos mostrar que o paciente com psoríase merece ser tratado com igualdade por todos. No documentário, buscamos valorizá-lo e frisar a importância da realização do atendimento por um médico dermatologista. Esperamos sensibilizar todos com a história de vida de cada uma dessas pessoas”, afirma o presidente da SBD, Gabriel Gontijo.

Segundo o coordenador da Campanha Nacional de Psoríase da SBD, Marcelo Arnone, a iniciativa demonstra o compromisso da SBD com esses pacientes e também com a população brasileira, ressaltando o papel fundamental do dermatologista para a sociedade.

“Essa campanha é um reconhecimento da SBD a esses pacientes e visa desmitificar o preconceito. A intenção é que seja um vídeo viral, para que muitas pessoas tenham acesso e possam espalhar essa ideia”, afirma Marcelo Arnone.

A ação é um desdobramento da “Declaração dos Direitos da Pele”, documento recém-proposto pela instituição que orienta sobre os direitos e deveres para uma pele saudável e a valorização do médico dermatologista associado à SBD.

Fonte: SBD


Compartilhe:

Siga-nos no Instagram

R. Professor Moraes, 714, Salas 1001 a 1003 Bairro Funcionários – Belo Horizonte/MG

(31) 3281-4118 | 3281-3926

(31) 98831-1002

contato@diversitadermatologia.com.br